segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Pierre Lévy, o filósofo da informação



Texto sobre a entrevista com Pierre Lévy

Pierre Levy foi entrevistado pelo programa Roda Viva e pôde responder a questionamentos sobre como a metodologia dos estudos, propostas e programas feitos por ele influenciam na sociedade.

São muitos pontos abordados, mas todos estão correlacionados, transformando esta discussão em uma grande teia de conhecimento. Levy propõe o aprendizado interativo a partir do uso de tecnologias inteligentes que estimulem a capacidade cognitiva do aluno.

Em meio a tantas propostas, o filósofo faz uma relação com a desigualdade social existente na sociedade. A “falta de fronteiras” é fruto da revolução no mundo digital, mas romper certas barreiras não significa cessar as desigualdades sociais. “Devemos imaginar um mundo melhor onde a inserção tecnológica ajudará muito, pois aproximará as pessoas e suas necessidades”. Segundo Levy, os computadores não estarão, necessariamente, nas casas, não sendo assim de uso totalmente particular, mas se localizarão em comunidades e bairros podendo articular as relações entre os indivíduos destas e de diversas localidades.

Ele fala também de uma democracia eletrônica e da utilização equivocada do seu conceito. Propõe uma democracia baseada na possibilidade de elaboração de soluções para os problemas vigentes e em uma melhor qualificação do conhecimento, e não mais fundada na instantaneidade de troca de informações por todas as pessoas.

Pode-se exemplificar tal democracia com a “árvore do conhecimento” elaborada para que cada indivíduo possa descrever suas competências. É um espaço de conhecimento informado pelos participantes, que surge a partir destas auto-descrições e se transforma o tempo todo. Levy diz que a sociedade é uma grande floresta onde as árvores crescem (conhecimento se que modifica e se expande), o fogo é a luz da consciência, o ar é a cooperação e assim por diante. É uma metáfora da nova vida em sociedade, baseada na interatividade e não mais no poder.

A Internet propicia o acesso a um grande número de informações – imagens, músicas, textos, etc. – e “é uma comunidade mundial e não uma metrópole como São Paulo, Paris ou Nova Iorque”, diz Levy, tendo, desta forma, dimensões muito grandes. O contingente de informações é fruto da diversidade cultural inserida na rede e, por isso, há uma relação tão próxima entre estes dois fatores (rede e cultura).

A quantidade de informação produzida pode acabar sendo um problema - um “dilúvio de informações” - e para Levy, as pessoas devem tentar salvar o essencial dos dados retirados da rede, assim como Noé fez com os animais, salvando o que havia de imprescindível. Cada indivíduo, dentro da sociedade deve saber filtrar as informações coletadas para dar sentido a elas, pois por trás de todas há um hipertexto que terá o foco direcionado pelos cidadãos que vão ‘consumi-las’.

A rede auxilia no processo de construção das democracias e diminui as ditaduras, pois é através dela que as pessoas retiram informações para transformar o conhecimento, não havendo mais alguém detentor do mesmo. Uma outra forma de enxergar o fim das ditaduras é com a possibilidade que as tecnologias dão de aproximar sociedades diferentes, misturando as culturas e formando uma grande comunidade.

Já na socialização pelos meios de comunicação, as comunidades virtuais estimulam os laços de interatividade. Pierre Levy dá um exemplo onde o indivíduo faz uma pergunta, as pessoas que estão em volta são estimuladas e passam a se questionar sobre tal fato, começando a procurar informações na Internet fazendo, assim, o conhecimento se reciclar. Isso gera empreiteiros de um novo mundo social que se desenvolve cada vez mais pelo uso dos meios de comunicação.

O filósofo francês propõe um mundo fadado à interatividade das grandes massas, possibilitando uma troca de informações selecionadas por quem vai adquiri-las. É um mundo mais ativo, mais próximo onde todos participam de uma só comunidade.

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