segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Exposições na Caixa Cultural

- Relatório produzido a partir da visita à Caixa Cultural.


Afetos Roubados no Tempo foi uma exposição construída a partir de peças confeccionadas em diversos países do mundo, onde casa artista produziu artefatos nas oficinas realizadas para que depois todo este material pudesse ser agrupado e exposto. Viga Gordilho iniciou este projeto durante sua viagem à África do Sul e não parou mais, pois ao chegar ao Brasil contou com o apoio de diversos setores, entre eles a Escola de Belas Artes da UFBA.
Amostra traz objetos-afeto criados a partir da vivência de cada artesão e do conceito particular sobre o afeto. Os mostruários são separados em meses do ano, onde se encontrou um sentido entre o que foi confeccionado e o contexto em que cada um poderia ser colocado.

Ecos de Dakar é uma exposição fotográfica da jornalista Márcia Guena com a curadoria de Marcelo Reis. Em uma busca ao passado de nossos ancestrais, Márcua Guena viajou ao Senegal, onde pôde colher imagens da raça e cultura africanas para que essa história de beleza e sofrimento ficasse registrada com a mais pura linguagem.
O curador desta mostra de arte acredita ser a fotografia a técnica artística mais democrática, pois permite ser compreendida por diversos leitores e é nisso que se apega a fotógrafa. Tudo é proposital: desde as imagens em preto e branco que visam um olhar mais técnico até as em cores que fazem irradiar a beleza da mãe África para que a percepção da ancestralidade negra não se perca.

Tomie Ohtake é uma gravurista japonesa que reside no Brasil há um pouco mais de sete décadas e que montou um apanhado de sua carreira, realizando a exposição Tomie Gráfica.
A arte de Tomie causa certa tensão e durante décadas foi mudando o ângulo de visão de suas obras, saindo das justaposições, fazendo alusões à natureza e acentuando a utilização de profundidade e transparência, especialmente nesta exposição. É uma retrospectiva do trabalho de Tomie, mas há novas perspectivas onde fica claro - para quem conhece - que ela abre mão da rigidez e da formalidade, criando com mais descontração.

Um comentário:

Clara Fools disse...

Cadê as fotos que vc tirou !?



;*